quarta-feira, 18 de junho de 2014

Equipamento x Viagem III

Vejam como as coisas são. No post anterior argumentei que levar a SLR à viagem ao sul seria um problema devido ao espaço, à dificuldade de manuseio e outras razões.
Tendo dito isso, e depois de assistir a um documentário na TV, no qual o guitarrista do Police, Andy Summers, aparece fotografando tudo e todos, comecei a ter de novo aquele comichão fotográfico.
O cara usa uma Nikon com o que parece ser uma lente básica e isso me inspirou a tornar minha SLR mais, digamos, básica. Retirei a base de empunhadora vertical e mantive a lente Pentax 50mm. O problema é que o fator de corte faz com que essa lente seja equivalente a 80mm. Resolvi fuçar a internet atrás de uma lente 50mm e, a princípio, fiquei animado com os preços.
O gato é que até onde apurei não há lente 50mm feita para câmeras com sensor APS-C. O que fazer? Numa dessas pesquisas dei com um anúncio de uma lente Canon 18-55mm, com estabilizador de imagem. Essa lente é vendida com as câmeras mais básicas da Canon, na forma de kit. Foi-se o tempo em que essas lentes eram de má qualidade - lembro-me muito bem de uma 38-76mm que acompanhou minha primeira SLR, a EOS 5000.
Fuçada rápida em vários sites, decidi comprar uma anunciada por R$ 200,00. Ofereci R$ 180,00 - uma nova, apurei, custa cerca de R$ 450,00 no Brasil - oferta que foi aceita pelo vendedor e a lente está a caminho.
Detalhe: na semana passada eu havia vendido um tripé e um monopé por R$ 200,00 para um amigo. O frete custou-me R$ 20,00. Empatei e adquiri algo que vai ter bastante uso, desfazendo-me de dois itens que já tinham sido substituídos há tempos e já não mais eram utilizados.
Essa lente é razoavelmente compacta e sua aquisição me fez reconsiderar a decisão de não levar a SLR na viagem. Levarei a Lumix de qualquer jeito, pois sua facilidade de uso será instrumental para aquelas fotos em paradas rápidas na estrada, enquanto a SLR dará conta das fotos em locais especiais e passeios mais elaborados. Não bati o martelo ainda, mas a coisa encaminha-se para esse lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário