quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Equipamentos: Canon EOS Rebel T5i

Resolvi substituir a EOS 400D. Sei que já tinha me convencido que isso não seria necessário, que a DSLR de 10 megapixels ainda daria - e dá - muito caldo, mas acabei resolvendo pela substituição. Sou fã das Canon. É uma coisa meio Honda/Yamaha, com minha preferência recaindo sobre a segunda. Sempre simpatizei com a Canon, e ela foi minha primeira câmera de verdade.
Comecei as buscas por sites americanos como o da BH Photo & Video e Amazon. Não queria as câmeras de entrada mesmo, básicas, nem nada que custasse mais que USD 1.000. Comecei a comparar a T5i e a T5. Esta última foi rapidamente desclassificada. Depois comparei a T5i com a T6i. Esta custa bem mais que o que estava disposto a pagar.
O salto tecnológico vai ser absurdo, pois a 400D foi adquirida há sete anos.Coisas como monitor touch-screen, capacidade de gravar vídeos em HD, entrada HDMI, operação via monitor, como as point-and-shoot e por aí vai. Comparando os preços vi que o kit sairia entre 600 e 700 dólares. Com a lente 18-135mm um tiquinho mais. Enquanto fazia isso, deparei com um anúncio da Fast Shop, que trazia a câmera por, virtualmente, o mesmo preço que nos Estados Unidos. Pensei: tem alguma coisa errada aí. Mas não tinha. Ela saiu por cerca de R$ 200,00 mais cara que o preço em dólares. Levando-se em consideração que trata-se de produto adquirido no Brasil, importado oficialmente pela Canon, com todas as garantias e sem a encheção de ter que declarar, então saiu mais barata. Vale a pena comparar, em tempos de dólar alto.
Ainda não pus as mãos na bichinha, mas baixei o manual e o estou estudando. Então, vamos a alguns números básicos:
sensor CMOS (APS-C) de 18MP, processador DIGIC-5, ISO 100 a 12800, expansível até 25.600, 9 pontos de auto-foco, 5 quadros por segundo, capacidade de gravação de vídeo em Full HD 1080, monitor de 3" pivotável e sensível ao toque.
Um ponto que não gostei muito, mas com o qual terei que me acostumar, é o uso de cartão SD em todas as suas variáveis atuais. Sou fã dos compact flash pela sua resistência. Os SD me parecem frágeis demais, além de terem os contatos expostos. Paciência, não se pode ter tudo. Vou precisar adquirir um novo vertical grip em algum momento, pois me acostumei com ele. A caminho de casa vou adquirir uma bateria extra e um cartão SD de alta velocidade e maior capacidade, caso eu resolva fazer uso da função de vídeo.
Acabei comprando o kit com a lente 18-55mm IS, que será vendida pois já possuo uma, adquirida no ano passado para a viagem ao Sul.

Daqui a duas semanas porei minhas mãos na belezura e então contarei mais sobre ela. Para quem se interessar numa câmera básica em ótimo estado, colocarei a 400D à venda com o vertical grip, uma lente 18-55mm IS e cartões compact flash. Preço a definir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário