quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Rezando os terços

Considere a foto acima. Você diria que esta é uma boa foto?
Se respondeu que não, muito obrigado. Continue lendo e provavelmente corroborarei sua opinião. Se respondeu que sim, continue lendo pois você ainda tem o que aprender.
Desconsiderando as imperfeições técnicas como exposição, por exemplo, a foto acima desrespeita uma regrinha básica em fotografia: a dos terços. Numa aula de teoria do verso, meu professor disse: "antes de escrever versos livres você tem que aprender a escrevê-los corretamente, obedecendo à métrica". Com fotografia não é diferente. Eu poderia simplesmente dizer que minha intenção aqui foi exatamente desrespeitar a regra e tascar a ponte bem no meio da foto. Não, não foi essa minha intenção. Errei.
Veja:
Imagine que o quadro acima é o visor de sua câmera. A regra dos terços dita que o objeto central da sua foto deve estar posicionado num dos pontos de intersecção. Os demais elementos devem estar harmoniosamente distribuídos, a fim de se obter um enquadramento agradável. Lá em cima não fiz nada disso. Tem água demais, concentrada nos terços inferiores. A ponte está bem no meio da foto, no terço superior. Nada à esquerda nem à direita adiciona qualquer charme ou equilíbrio à composição.
Captou a mensagem? Então, antes de apontar sua câmera e apertar o botãozinho do disparador, reze estes terços, ok? Em tempo, não é recomendável desrespeitar esta regra. Se, e somente se você souber muito bem o que está fazendo e que efeito pretende atingir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário