quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A sucker for toys

Sim, no começo eu achava que bastava ter uma boa câmera e uma super lente pra que minhas fotos saíssem boas. Primeira grande lição de fotografia: quem manda é o fotógrafo. Se ele não sabe o que está fazendo, não é a câmera que vai tirá-lo da enrascada. Conselho que tento passar desde então.
Quem nunca viu aquele sujeito que carrega uma moderna câmera com todo orgulho pra lá e pra cá, mas a usa no modo full-auto? Para esses, meu conselho: compre uma compacta.
Nas idas e vindas anos afora, comprei equipamento que não acaba mais. Boa parte desse equipamento acabei nunca usando, mas o filtro funcionou bem. E por falar em filtro, com o passar dos anos, acabei descobrindo que tipo de "brinquedinhos" são mais úteis. Disparado são os filtros. 
Tá, houve um momento em que comprei tudo quanto foi filtro que pude. Coisa meio idiota de se fazer. Ainda tenho muitos deles, guardados em algum lugar. Hoje, meus filtros favoritos são os UV - também conhecidos como Skylight ou Haze 1. Servem basicamente para proteger a lente. Sempre compro um para cada lente nova. E a cada lente nova, um polarizador também acaba fazendo parte do arsenal. São extremamente versáteis e úteis. E muitas vezes acabam fazendo o mesmo efeito que um de densidade neutra (ND). E por falar neles:

O conceito é simples. Os filtros têm tamanho único, tornando-os práticos, pois vc só tem que adquirir diferentes anéis, de acordo com a lente em uso. O suporte é o mesmo para qualquer tamanho. Simples. No caso dos filtros graduados, basta deslizá-los para cima ou para baixo para obter o efeito desejado. Bem, se são práticos por um lado, por outro são mais trabalhosos para manusear sem um tripé. E por falar em tripés, fica para outro post. Fui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário