sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Lumix DMC-TS25: teste

Feitos os primeiros testes, vejamos: saída da caixa a TS25 segue a cartilha atual. Tudo muito fácil de usar e instalar. Não posso dizer se o software funciona bem, pois só o instalarei em casa.
A câmera é sólida, dá para sentir a diferença das câmeras mais simples. Sugere uma construção mais esmerada, com bons materiais e pouco plástico. A "pega" ou "grip" sofre do mesmo problema da maioria das câmeras compactas, assunto que já abordei aqui no blog. Sendo muito estreitas e finas, fica difícil de usá-las com uma mão só. Ao segurá-la com ambas as mãos há que se ter cuidado adicional pois a lente está posicionada no canto superior e é fácil deixar os dedos na frente.
A interface é bem acessível e descomplicada. Os gráficos não são lá essas coisas - estou acostumado com os da Canon - mas não comprometem. Os botões no painel traseiro carecem de um toque e de acabamento melhores. Ou diferentes, ao menos. POde ser que ainda não tenha me acostumado com eles, mas a impressão é de equipamento de qualidade mais baixa. Com relação às funções, o tamanho de fotos pode ser 16MP, em seguida 10MP, e depois 5, etc., em formato 4:3, há ainda a possibilidade de se usar formato 3:2, 1:1 e o widescreen 16:9.
Externamente, a lente não é do tipo telescópica, já que a câmera tem capacidade de submergir a, no máximo, 7 metros. Sua resistência a queda é de 1,5m de altura. A lente é protegida por um vidro plano, mais fácil de limpar. O compartimento de bateria/cartão de memória é protegido por uma peça de borracha que tem a função de evitar a entrada de água ou outros detritos.
O start-up é rapidíssimo, outra vantagem de quando não se tem lente telescópica. O zoom é apenas razoável, de 4X, podendo ser ampliado em 5X digitalmente - nada recomendável. Zoom digital tem a seguinte peculiaridade: ele "estica" os pixels, causando perda de qualidade. 
A câmera dispõe de um manual de uso subaquático embutido, com pequenas recomendações tais como manter a tampa lateral livre de sujeira, etc.
Há botões para acesso direto a modo de gravação, que vai do "intelligent auto" para gente preguiçosa ou pouco inteligente ao modo "scene" que tem 13 submodos. Há dois modos subaquáticos, sendo um chamado "beach and surf" e outro "advanced underwater", este para profundidades entre 3 e 7 metros. A função de vídeo grava em VGA e HD 720p.
No menu "setup" pode-se, além dos ajustes normais de data e hora, ajustar a hora mundial, o que permite gravar data e hora da hora da foto, sem ter que reajustar o relógio para o fuso correto. É ainda possível ajustar data de início e término de uma viagem.
Opcionalmente pode-se utilizar linhas de grade no monitor, para melhor visualização da regra dos terços e alinhamento correto do horizonte, além de histograma para os usuários mais avançados. A belezura ainda dispõe de estabilizador de imagem.
Tenho utilizado apenas o modo normal, fazendo ajustes de abertura (compensação) para o qual existe acesso direto por um botão.
As fotos que tirei em ambiente escuro nesse modo e com o ajuste de ISO entre 400 e 800 deixaram um pouco a desejar, mas preciso fazer mais testes para poder dar uma opinião mais apurada.
No geral é uma câmera de grande capacidade, que tira ótimas fotos graças a bons software e hardware, além é claro de contar com lentes DC Vario da Leica.


































































Um comentário:

  1. Ola. Gostaria de perguntar se voce tirou outras fotos a noite e gostou? Estou pensando em comprar esta camera mas nao sei se vai valer a pena, estou em duvida nela e na camera da Fujifil Xp200.

    ResponderExcluir