terça-feira, 24 de setembro de 2013

Lumix DMC-TS25

Um pouco mais sobre essa belezinha de câmera compacta. Andei fazendo experimentos com algumas funções. Chamou minha atenção a função foto panorâmica. Ao selecioná-la, deve-se indicar em que direção as fotos serão feitas: da esquerda para a direita, da direita para a esquerda, de cima para baixo ou de baixo para cima. Feito isso, basta apontar a câmera no ponto de início, pressionar o botão e movimentar-se suavemente na direção escolhida. A câmera faz vários registros sequenciais, que são em seguida colados e compactados. O arquivo final não é muito grande e por isso a qualidade também não é grande coisa. Dependendo da luz e da velocidade que se movimenta a câmera, ela produz manchas. Ainda não cheguei na equação correta para evitar isso, mas é questão de tempo e de experimentação. Vejamos alguns resultados. Clique na foto para vê-la em tamanho maior.
Essa foi a primeira. E esta a segunda:
Este foi o melhor resultado do dia.




E finalmente, este, com muitas manchas:
Dentre os diferentes formatos, alguns são um bocado úteis, porque permitem enquadrar melhor certos objetos ou paisagens, sem ter que se distanciar demais. O formato 16:9 por exemplo é um. O ponto negativo é que ele tem resolução de 12MP. Fica grande, mas quando a grande angular não resolve...Veja:
Se estivesse usando o formato 4:3, a foto teria saído cortada.
Ainda não experimentei os filtros criativos a fundo. Alguns deles não mostram lá muita diferença. Não vejo muita graça nesses filtros, confesso. Esta, por exemplo, foi tirada com um filtro chamado "Toy Effect". Imaginei foto tipo diorama. Não vi isso, talvez porque tenha escolhido mal o objeto.
De qualquer forma, o modo Creative permite uma grande variedade de efeitos, enquanto o modo SCN (Scene) permite fotos do por-do-sol, fotos de comida, fotos de céu estrelado, fotos através de vidro, retrato noturno, fotos de animais, dois modos de fotos de bebês, alta sensibilidade, paisagem e outros, cada qual com pré-ajustes específicos.


3 comentários:

  1. Olá pesquisei na internet (em inglês) para encontrar amostras de fotos com essa camera e não achei. Foi quando meio sem esperança fiz a busca em português e aqui estou. Estou pesquisando para comprar uma camera que possa mergulhar e não quero gastar muito por já ter outras 2 cameras (Canon e Sony) sem essa capacidade. Estou entre a Lumix TS 25 e a Sony TF-1. Essas fotos que você colocou estão com a resolução máxima dessa camera? Apesar da lente Leica as imagens me pareceram meio granuladas. É isso mesmo ou estou vendo mal? Vi um vídeo no youtube feito com ela lindo mas nunca sabemos se é verdadeiro. Você já usou a função time lapse dela? Você já usou a Sony TF1 ou viu fotos feitas com ela? Parabéns pelo post. Muito bom para quem está se decidindo o que comprar. Um abraço. Ney.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Ney. Obrigado pelo seu comentário. Olha, não me lembro, mas acho que estava usando em torno de 5MP na maioria das fotos. Minha intenção era tirar fotos para a internet pois estava em viagem a Cuba e a internet não era essas coisas. O formato 16:9 tem resolução fixa de 12MP. Ainda não cheguei a um consenso com relação à função panorâmica, pois ela deixa marcas. Deve haver uma forma de eliminar essas marcas de emendas, mas ainda não testei a fundo. A TF-1, confesso que não conheço. Eu estava indeciso entre essa e a Canon, mas o preço me forçou a escolher a Lumix. O fato de ela ser subaquática foi um "plus", mas não foi fator determinante, pois como expliquei em post anterior, ela é uma câmera de back-up, mas que eu levo em viagens, principalmente à praia, pelo fato de ser à prova d´água e de choque.

    ResponderExcluir
  3. Ola Ton, gostaria de saber se você ainda tem feito uso desta sua maquina sem problemas e se as fotos dela em ambiente aberto noturnas que voce tirou tem boa qualidade.

    ResponderExcluir